Na estreia do programa Linha Direta, apresentado por Pedro Bial, nesta quinta-feira, dia 4, o Caso Eloá, um dos crimes mais marcantes do Brasil e que abalou o país em 2008, voltou a ser notícia.
O programa apresentou uma abordagem documental do caso, utilizando recursos jornalísticos e cenas de simulação para mostrar o que teria acontecido no apartamento da vítima durante o sequestro que durou cinco dias até a resolução. O programa já era conhecido pelas cenas de simulação em suas versões anteriores, exibidas de 1990 a 2007.
O programa se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais em todo o país e o nome de Sônia Abrão, indiretamente e diretamente, também foi mencionado. Durante o programa, o representante policial que atuou no caso relembrou como “uma apresentadora” acabou atrapalhando o acordo inicial feito entre a polícia e Lindemberg, o criminoso responsável pela morte de Eloá. Ao dar destaque a Lindemberg na TV ao vivo, a imprensa acabou prolongando o caso, já que ele apreciava a atenção que recebia da mídia, mesmo tendo acatado o acordo inicial.
O momento do sequestro em que Sonia interfere nas negociações foi resgatado pela web.
Outro trecho do programa “A tarde é sua”, da Rede TV!, apresentado por Sônia até os dias de hoje, mostra convidados debatendo o sequestro ao vivo com um deles dizendo torcer pelo “casamento” do criminoso com a vitima.
Além de Sonia Abrão, Ana Hickmann também foi criticada nas redes sociais por causa do caso Eloá. A apresentadora, que estava a frente do programa “Hoje em dia”, também tentou se comunicar com o criminoso e até pediu que ele ou as vítimas interagissem com o programa pela janela do cativeiro. Ana, que acompanhava o caso ao vivo ao lado de Britto Jr, pediu que o criminoso desse um “tchauzinho” pela janela enquanto a vítima era feita refém e a polícia tentava negociar.
O criminoso chegou a entrar em contato com o programa matinal da Record, e prometeu que se entregaria. Devido à alta audiência, o “Hoje em dia” continuou ao vivo com imagens da sacada do prédio da vítima.
Não demorou muito para as redes sociais da apresentadora do A Tarde é Sua ficassem repletas de comentários dos internautas.
Nas redes de Sonia, uma pessoa disse: “Tenho é pena. Deu palco pro bandido. Atrapalhou o trabalho da polícia. Que Deus tenha piedade”.
“Há foi vc que atrapalhou a negociação do caso Eloá né . Francamente”, escreveu outra seguidora de Sonia.
Durante o programa, César Tralli comentou: “Fizeram desse caso quase como um reality!”. A própria Globo foi criticada na época por abordar o crime dando todos os movimentos da polícia.