//

Caso Henry Borel: Linha Direta mostra vídeo do menino sem vida e repercute na internet

Na noite desta quinta-feira, 18, o programa “Linha Direta”, da TV Globo, abordou o caso do menino Henry Borel, de apenas 4 anos, que morreu com sinais de hemorragia e edemas graves em março de 2021. A repercussão sobre o programa foi grande nas redes sociais Inclusive, a exibição chegou a ser temporariamente suspensa por ordem judicial que foi derrubada em seguida.

A mãe do menino, Monique Medeiros, e o padrasto, que na época era vereador e médico, Jairo Souza Santos Júnior, o Doutor Jairinho, são acusados de serem os responsáveis pelo crime.

Entre os muito fatos que repercutiram sobre o caso, chamou a atenção dos telespectadores a exibição de imagens do menino já sem vida nos braços da mãe. Essas cenas foram obtidas das câmeras de segurança do prédio onde Henry vivia com a mãe e o padrasto. O julgamento dos acusados de matar a criança, ainda não tem data definida. A mãe está atualmente em liberdade aguardando julgamento e Jairo está preso.

Imagens da câmera de segurança do prédio mostram o menino já sem vida nos braços da mãe dentro do elevador.

A emissora exibiu as fortes imagens do menino sem vida, com o rosto da criança borrado, entretanto, em alta qualidade, ele era levado para o hospital naquele momento. O conteúdo mostrava Jairinho ao lado de Monique, segurando a criança no colo. O vídeo nunca havia sido exibido anteriormente na TV, e gerou grande repercussão nas redes sociais, com comentários sobre a gravidade do caso.

“Foi necessário mostrar o quão grave é esse crime, com dois assassinos que fingem ser inocentes”, disse um internauta nas redes sociais.

Outra pessoa comentou: “Meu Deus, olhem a palidez da criança, completamente pálida”.

A REAÇÃO DE PEDRO BIAL SOBRE O CASO:

Em entrevista a revista “Veja”, Leniel Borel, pai de Henry, contou que Pedro Bial se comoveu muito com o relato: “Ele ficou muito chocado com o caso do meu filho. O Bial é pai, tem filho. E como pai, se sensibilizou com o que aconteceu. É muito difícil perder um filho. Eu não consigo expressar tamanha dor. Ficou emocionado com tudo isso, muito chocado com a brutalidade de como foi feito”, contou.

O MOTIVA DA PARTICIÇÃO NO PROGRAMA:

Na mesma entrevista à Veja, Leniel diz que tomou a decisão de participar do programa para “pedir justiça” pelo filho. “A verdade que Monique e Jairo e as defesas querem ocultar o tempo todo. Qual foi a dinâmica naquele apartamento, a brutalidade que fizeram, a participação dos dois? Ela só fala dela e não está nem aí para o que aconteceu com o filho dela. Um comportamento totalmente diferente do esperado de uma mãe”., disse ele.

CAUSA DA MORTE:

Conforme indicado no laudo emitido pelo Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte do menino foi determinada como hemorragia interna e laceração hepática devido à ação contundente, como socos e pontapés. O pai de Henry expressou sua tristeza diante desse fato, mencionando que seu filho foi brutalmente assassinado, com 23 lesões. Ele compartilhou suas palavras como um diálogo entre pais e seres humanos.