//

Celulares Android terão tecnologia contra roubo no Brasil; entenda como vai funcionar

A partir de julho, os usuários de celulares com sistema operacional Android no Brasil poderão testar a versão beta de novas funcionalidades contra roubo. O país será o primeiro a ter acesso aos recursos inéditos, baseados em inteligência artificial (IA), que prometem bloquear automaticamente a tela do aparelho ao identificar sinais de furto.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (11/6), durante o Google for Brasil, em São Paulo. Além das novas medidas contra roubo, o Google também revelou um reforço no combate a golpes e fraudes através de aplicativos. Os celulares Android no Brasil participarão de um programa piloto com uma versão aprimorada do Google Play Protect, ferramenta que verifica apps em busca de vulnerabilidades e ameaças. Essa nova versão bloqueará a instalação de aplicativos que exijam acesso a dados sensíveis. “A partir de julho, os brasileiros serão os primeiros a testar essas três tecnologias contra roubo”, afirmou Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil.

O secretário-executivo da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, destacou a prioridade do Ministério da Justiça na segurança de dispositivos eletrônicos e detalhou o sistema Celular Seguro e a parceria com o Google para aumentar a integração entre os sistemas de segurança.

As soluções estarão em fase beta de testes e disponíveis para usuários de celulares Android versão 10 ou superior, a partir de julho, no Brasil. O acesso a usuários de outros países será liberado gradualmente.

Diretora de Marketing do Google Brasil, Maia Mau, anuncia as novidades da empresa na 6ª edição do Google for Brasil, em São Paulo – (crédito: Mariana Niederauer/CB/D.A.Press)

FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO ANDROID A PARTIR DE JULHO

Bloqueio por Detecção de Roubo: Detecta se o celular foi roubado e foge em velocidade. Se um movimento comum associado ao roubo for detectado, a tela do dispositivo é bloqueada rapidamente.

Bloqueio Remoto: Já possível atualmente através do “Encontre meu Dispositivo”, o bloqueio remoto permitirá que o usuário faça o bloqueio da tela do dispositivo inserindo apenas o número do telefone e concluindo um desafio de segurança por meio de qualquer dispositivo. Acesse android.com/lock.

Bloqueio de Dispositivo Off-line: Bloqueia automaticamente a tela do celular Android se ficar longos períodos sem acesso à internet, um método comum para dificultar a localização e bloqueio de celulares roubados.

Para mais informações sobre as novas funcionalidades, visite goo.gle/android-seguro e preencha o formulário para ser notificado por e-mail quando os novos recursos estiverem disponíveis para o seu dispositivo.

Celulares Android terão funcionalidades contra roubo no Brasil em julho. Imagem: Cris Cantón/Getty Images.

COMBATE A FRAUDES NO BRASIL

O Brasil também será contemplado, a partir deste mês, por uma versão aprimorada do Google Play Protect, que impede a instalação de aplicativos com permissões de acesso sensíveis. Aplicativos baixados por navegadores, apps de mensagens ou gerenciadores de arquivo, que exigem permissões como leitura de mensagens SMS, notificações e acessibilidade, serão bloqueados.

Usuários que forem vítimas desses arquivos ou apps serão notificados e a instalação será suspensa. O Google trabalhará com fabricantes como Samsung e Motorola e parceiros locais no Brasil para testar e incorporar os novos recursos Android. No fim do mês, o Google participará da conferência Febraban Tech para compartilhar mais informações sobre o piloto aprimorado do Google Play Protect e ajudar a educar os usuários sobre como se proteger.

Leia mais: btmais.com