////

Centenário de Saramago: UFPA divulga hotsite com programação comemorativa

Este ano é celebrado o centenário de nascimento de José Saramago, único escritor da língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de Literatura. Aqui no Pará, a Universidade Federal (UFPA) realizará uma série de eventos comemorativos neste segundo semestre de 2022. Para divulgar a programação, a instituição criou um hotsite com as informações, que já pode ser acessado. 

O endereço eletrônico também traz outros conteúdos, como o histórico dos diálogos estabelecidos pela Universidade com a Fundação José Saramago.

Já neste mês de agosto a UFPA promove o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”. Com apoio da Fundação José Saramago, a atividade integra a programação oficial do Centenário. 

O evento ocorre de 22 a 24 de agosto de 2022, no Centro de Eventos Benedito Nunes, com a presença confirmada de Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago. O curador do evento é o pesquisador português Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário de José Saramago, com cocuradoria de Simone Neno e Germana Sales, ambas da UFPA.

PROGRAMAÇÃO

Para quem já está ansioso pela programação, no hotsite já é possível conferir os detalhes do Colóquio, que prevê, na abertura, a partir das 16h do dia 22 de agosto, apresentação especial da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, com a regência do maestro Miguel Campos Neto e da maestra Cibelle Donza, e participação da solista Dayse Addario.

Após a apresentação musical, haverá a mesa oficial com o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro; a presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río; e o curador do colóquio, Carlos Reis, que também fará a Conferência Inaugural. 

No final do primeiro dia, também haverá o lançamento e a sessão de autógrafos do livro Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social, de José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis, coedição da Editora da UFPA e da Fundação José Saramago.

Outras presenças ilustres, já nos dias 23 e 24, são das conferencistas Pilar del Río e da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo.

Lilia Schwarcz, antropóloga e historiadora. Foto: Reprodução

DIA DO CENTENÁRIO

O dia do centenário de Saramago é 16 de novembro e, em Belém, será marcado com um concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, regida pelo maestro Miguel Campos Neto. Integrarão também o espetáculo a solista Dione Colares e o Coro Universitário da UFPA (Coruní), regido pela maestra Cristina Owtake. Tudo isso no Theatro da Paz. 

Orquestra Sinfônica Altino Pimenta. Foto: Ascom/ UFPA

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “O Centenário de José Saramago é uma oportunidade para celebrarmos a Democracia e a Liberdade, a Cultura e a Ciência, as Artes e a Literatura. A leitura de Saramago contribui com o enfrentamento do obscurantismo e do negacionismo do início deste século”.

As celebrações do Centenário de José Saramago na UFPA contam com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Vice-Consulado de Portugal em Belém, da Fundação José Saramago, do Camões – Instituto da Cooperação da Cultura e da Língua de Portugal, da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e do Grupo Paraense de Decoração (GPD).

Confira o hotsite: centenariosaramago.ufpa.br