Nesta terça-feira (30), o Governo do Estado do Pará entrega o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO) do Ophir Loyola. Com 30 novos leitos, o projeto possui uma área total de quase 2.600 m² e conta com instalações físicas e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada a pacientes em estágio avançado do câncer.
O prédio conta com consultórios, sala de ultrassonografia, laboratórios, farmácia, recepção, rouparia, almoxarifado, serviço de fisioterapia, nutrição e dietética e o Centro de Material e Esterilização. Haverá ainda um espaço dedicado ao Ensino e à Pesquisa, que contribuirá para estudos dedicados a área.
A chefe do Serviço de Cuidados Paliativos Oncológicos, Ana Carolina Gonçalves, explica que esse sistema de apoio deve ser aplicado a partir do diagnóstico de qualquer doença que ameace a vida, pois está envolto de decisões sobre condutas terapêuticas que devem ser tomadas conforme o quadro clínico do usuário.
“Embora esses cuidados não estejam direcionados à cura, o atendimento no CCPO será capaz de contribuir na contenção da progressão da doença e também de permitir acolhimento e conforto diante da terminalidade da vida. Os cuidados paliativos dão suporte para que o paciente possa viver com as limitações impostas pela doença e se estende a toda rede de apoio do paciente que, na maioria das vezes, é formada pela própria família. Esses cuidados somente são finalizados com a morte e atendimento de luto”, enfatizou a médica.
Cuidados paliativos
O serviço inclui equipe multidisciplinar constituída por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos com apoio de nutricionistas, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais. O local terá suporte para procedimentos hospitalares especializados e exames de imagem e laboratoriais.
SERVIÇO – O Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos do Hospital Ophir Loyola (HOL) está situado na Rua dos Mundurucus, 1014, bairro do Jurunas, em Belém.