//

Ceramista marajoara participa de exposição em Nova York; conheça Ronaldo Guedes

Ronaldo Guedes, nascido e criado em Soure, na ilha do Marajó, é um ceramista com reconhecimento internacional e vai marcar presença em uma mesa redonda nesta quinta-feira, 4, no Americas Society (AS), em Nova York. 

O trabalho do artista está sendo exibido no mesmo local e faz parte da exposição ‘Deep Marajó: Contemporary Marajoara Ceramics’ da ‘AS’ em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). O evento começou no dia 25 de janeiro e teve sua data de exibição prorrogada pelo grande sucesso da exibição. 

Seu primeiro contato com a cerâmica foi no ano de 2004, quando buscava mais sobre sua identidade marajoara. Logo houve uma pesquisa sobre o processo de produção com elementos de sua ancestralidade e sua história na arte de modelar. Além das peças tradicionais, as obras de Ronaldo receberam muito destaque por serem artes contemporâneas, porém ainda preservando técnicas da cerâmica ancestral.

O artista vai falar sobre seu processo de produção artística, como o que de fato inspira suas obras, e estará ao lado de Michael Heckenberg e Glenn Shepard, em um bate papo mediado pela pesquisadora e arqueóloga Dr. Helena Lima. Além de falar da relação do meio ambiente, da ilha do Marajó e da representação por meio das suas produções que trazem um equilíbrio entre o homem e a natureza. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ronaldo Guedes (@ronaldoguedes__)