Nesta quarta-feira (22), o comandante do veleiro Petrus IV, Cesar Mello, anunciou que será o primeiro velejador do Norte do Brasil a realizar uma expedição para a Antártica a bordo do novo veleiro Endurance.
O famoso veleiro paraense Petrus, que já representou a Amazônia em várias disputas de veleiros, ficará ancorado na capital paraense, enquanto o Capitão Cesar estará preparando a composição da tripulação do novo veleiro que parte com destino à Antártida, o Endurance, que inicia sua rota saindo de São Paulo no dia 25 de novembro. O Endurance, reformado em 2021, foi construído em liga de alumínio naval pela equipe do Thierry Stump, seguindo conceitos de veleiros famosos como o Paratii de Amyr Klink, Pangaea de Mike Horn, e Sea Master de Sir. Peter Blake, possuindo 64 pés de comprimento.
O comandante explicou que velejar até a Antártida era um sonho antigo que estará se concretizando. ”Sair de baixo da linha do Equador e viajar para a Antártida surgiu como um sonho de vida. Depois de ler muito, ver filmes e conversar com quem já esteve lá, tenho a impressão de já conhecer. Mas nada se compara à sensação de poder ver suas paisagens com meus próprios olhos, sentir seus cheiros, tocar no solo e conhecer sua fauna”.
A expedição consiste em três etapas até chegar ao destino final. Iniciando no Guarujá, em São Paulo, percorrerá cerca de 2.500 milhas náuticas (4.500 km) até a cidade argentina de Ushuaia, conhecida como a ”Terra do Fim do Mundo”, com duração de cerca de 25 dias. A outra etapa inicia em janeiro, com a travessia do Estreito de Drake, conhecido por ser um dos mais arriscados para veleiros, percorrendo inúmeras ilhas e baías do continente antártico. Já em fevereiro, na última etapa, será feito o retorno para o ponto de partida com parada nas ilhas Falklands. Ao todo, serão percorridas 7.000 milhas (12.600 km).