A trégua na Faixa de Gaza no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que teve início em 7 de outubro deste ano, está agora em uma nova etapa depois de milhares de mortes e catastrofes horrendas. O cessar-fogo de cinco dias está em vigor desde às 7h da manhã de hoje, 24, e também prevê a liberação dos primeiros reféns ao longo deste sexta.
O primeiro grupo de reféns feitos pelo Hamas na invasão do último mês será composto de 13 mulheres e crianças com previsão de liberdade e eles às 11h de Brasília, 16h no horário local. O Hamas se comprometeu a liberar 50 reféns. Além da troca de reféns, a trégua também serve para que ajuda humanitária entre em Gaza, como combustível, mantimentos, itens de saúde para hospitais, entre outros.
Contudo, horas antes de iniciar o cessar-fogo, bombardeios israelenses foram registrados na Faixa de Gaza, bem como o som de disparos de armas. Sirenes também soaram para alertar a população.
O porta- voz das forças militares de Israel, Avichay Adraee, disse que a guerra ainda não acabou e lembrou que a pausa no conflito é temporária.
AJUDA HUMANITÁRIA
Os primeiros caminhões com ajuda humanitária começaram a passar a fronteira com o Egito hoje, 24. Em acordo entre Israel e Hamas, 200 caminhões com ajuda humanitária vai entrar em Gaza levando itens de necessidades básicas, água, combustível, e mantimentos.
O serviço prisional de Israel já tem os nomes dos prisioneiros palestinos que serão libertados, todos foram condenados por terrorismo. 39 prisioneiros serão transferidos para uma prisão na Cisjordânia, em seguida, aguardarão a movimentação do Hamas para entregar em troca, os 13 reféns sob sua posse.
*Feito com informações de Agência Brasil.