Se você fizer uma busca no meu canal do Youtube (Cansei de Ser Gordo) vai descobrir que eu sou um apaixonado por chás e usei vários tipos durante meu processo de emagrecimento, mas um dia a conta a pagar, pelo uso excessivo dos chás, veio em forma de uma hepatite medicamentosa.
Note que usei a palavra “EXCESSO”, exagerei no uso de chás e tive problemas no meu fígado. Mas será que os chá ajudam a emagrecer? Quais riscos eles podem trazer para a saúde? Para responder essas perguntas, entrevistei a nutricionista Graziela Nobre e o hepatologista Paulo Cartágenes.
“Os chás não tem o poder de emagrecer”, quem afirma é a nutricionista Graziela Nobre, mas ela completa dizendo que essas substâncias podem sim auxiliar no processo de perda de peso. O Chá verde, o chá preto e o hibisco, por exemplo, têm o efeito termogênico, segundo a especialista. Para seus pacientes ela indica a ingestão de 500 a 700 ml por dia. Mais do que isso é considerado excesso pela nutricionista e aí ao invés de auxiliar os chás podem trazer malefícios para o nosso organismo. Em outras palavras, não substitua a água por chá.
Para o Dr. Paulo Cartágenes um dos problemas dos chás é que essas substâncias não são regulamentadas pelos órgãos de controle, assim como as outras drogas. “A maioria da população acha que o chá, por ser natural, pode ser ingerido sem controle ou limite de quantidades e aí está o perigo para o desenvolvimento de doenças não só no fígado.” Outro problema causado pela falta de controle, segundo o hepatologista, é que quase nunca sabemos a origem do que estamos ingerindo. Será que estamos consumindo a erva que está no rótulo?
Dr. Paulo destaca que aqui na região Amazônica, uma das ervas mais usadas com a promessa do emagrecimento rápido é a Sacaca. Ele relata que pacientes vieram a óbito após o uso excessivo dessa planta em forma de chá. Sene e a Cascara Sagrada também são usadas em excesso pelo efeito laxativo e podem trazer riscos à saúde.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA COM O HEPATOLOGISTA AQUI.
Graziela Nobre chama atenção para o chá de hibisco, que tem o efeito termogênico, mas deve ser evitado por mulheres que querem engravidar: “O excesso de chá de hibisco diminui a produção de estrogênio e não é indicado para estas mulheres.”
Chá, milagre e emagrecimento não cabem na mesma frase e isso precisa ficar claro para nós que lutamos contra a obesidade e somos expostos a diversos “golpes” vendidos em sachês ou cápsulas com a promessa de “secar barriga” em um curto período de tempo. Alimentação equilibrada e atividade física é a verdadeira fórmula imbatível a favor da saúde de todos.