Reconhecimento internacional. O cantor, compositor e escritor brasileiro, Chico Buarque, recebeu nesta segunda-feira, 24, o Prêmio Camões, em Portugal. A premiação é uma das mais importantes da literatura e da língua portuguesa.
O prêmio, criado em 1988, veio com o intuito estreitar os laços entre os países lusófonos e de consagrar um autor da língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o patrimônio cultural e para o fortalecimento da cultura portuguesa.
Na literatura, o autor ofereceu uma didática que transita entre as críticas mais bem construídas e histórias mais simples, ambas igualmente poderosas para a cultura como o livro infantil “Chapeuzinho Amarelo”; O romance “Estorvo”, de 1991 e quatro anos depois lançou seu segundo romance, “Benjamim”.
Na música, o também cantor e compositor foi responsável por dar voz a canções como: “Gota D’Água”; “Apesar de Você”; “Roda Viva”; “Ópera do Malandro” e diversas outras músicas de autoria ou interpretadas por Buarque.
Além do reconhecimento, o ganhador recebe uma contribuição de 100 mil euros, equivalente a R$ 555 mil, com metade do valor sendo doado pela Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura. A outra metade é paga pelo governo Português.
Segundo a BBC News Brasil, o atraso da cerimônia, que deveria ter sido feita há quatro anos, foi por motivo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que não assinou a documentação necessária para a ideia do prêmio.