Após o encontro do presidente Lula com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo, sede do governo chinês, em Pequim, na manhã desta sexta-feira (14), a China declarou apoio à candidatura do Brasil para receber a COP30, em 2025, que será sediada em Belém do Pará caso o Brasil seja escolhido como país sede. A informação foi confirmada na Declaração Conjunta assinada entre Brasil e China sobre o combate às mudanças climáticas.
“A China apoia a candidatura brasileira para sediar a COP30, já que a cúpula de 2025 será fundamental para o próprio futuro da resposta global às mudanças climáticas”.
O Brasil e a China enfatizam a necessidade de combinar uma ação urgente para o clima com a preservação da natureza para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo a erradicação da pobreza e da fome, sem deixar ninguém para trás.
Ambos os países declararam que promoverão diálogos políticos e compartilhamento de experiências sobre investimentos e finanças climáticas, e também disseram que desejam estabelecer uma Subcomissão de Meio Ambiente e Mudança do Clima sob Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN).