Belém será palco, a partir desta quinta-feira, dia 26, do maior evento dedicado ao cacau e chocolate da América Latina: o Chocolat Festival. A 39ª edição, do evento acontece no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e vai até o próximo domingo, dia 29. O festival promete superar as expectativas do ano anterior, quando atraiu mais de 100 mil visitantes e gerou aproximadamente R$ 15 milhões em negócios.
Expositores e Expectativa de Negócios
O evento reunirá cerca de 800 expositores e produtores de cacau e chocolate de diversas regiões do Brasil. O principal objetivo é divulgar e promover a produção de chocolate de qualidade, além de fomentar a cacauicultura no país. O Pará, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), é atualmente o maior produtor de amêndoas de cacau do Brasil, com uma produção anual de cerca de 140 mil toneladas.
O Chocolat Festival em Belém, que leva o nome de Chocolat Amazônia e Flor Pará, está em sua 10ª edição na capital paraense. O evento é realizado pelo governo do Estado, através da Sedap, e conta com o financiamento do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau), além de outros parceiros importantes.
Programação do Chocolat Festival
Fórum do Cacau e Sustentabilidade
Uma das grandes atrações do festival será o foco na sustentabilidade e nos desafios enfrentados pelo setor. O Fórum do Cacau e o Chocoday trarão palestras com especialistas renomados, abordando temas como “Perspectivas e desafios da produção de cacau de qualidade no Brasil” e “Design de experiência turística, cacau e o chocolate: rumo à sustentabilidade na COP 30”. O objetivo é discutir o futuro da cacauicultura e sua relação com o turismo sustentável.
Participação de Chefs Internacionais e Esculturas de Chocolate
O festival contará com a presença de chefs renomados, como a argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette, além de grandes nomes da gastronomia brasileira, como André Cabral, Fabio Sicilia e Cristina Franco, que trarão um toque especial da culinária paraense ao evento.
Além disso, esculturas de chocolate serão destaque, realizadas pelos talentosos artistas Léo Vilela e Tati Benazzi. Haverá também uma degustação de chocolates premiados, com marcas de origem brasileira, além de concursos que premiarão as melhores amêndoas e chocolates produzidos no país.
Atividades Interativas e Educativas
O festival oferece uma ampla programação educativa e interativa, incluindo atividades voltadas para as crianças. Com a presença da Tia Pri, os pequenos poderão participar de oficinas culinárias para aprender sobre a produção de chocolate e cacau. Além disso, no espaço Flor Kids, eles terão aulas de jardinagem, onde aprenderão sobre a flora local e a importância da biodiversidade.
Outro destaque é o túnel sensorial “cabruca”, uma exposição que simula uma plantação de cacau, proporcionando aos visitantes uma imersão única no processo de cultivo do cacau.
Informações sobre o Evento
A abertura do Chocolat Festival será realizada nesta quinta-feira (26), às 19h, e a programação segue até domingo (29). O evento estará aberto ao público das 14h às 22h nos dias seguintes. Além de desfrutar da programação, os visitantes terão a oportunidade de apreciar apresentações musicais e manifestações artísticas.
A entrada é gratuita, mas os organizadores incentivam a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais.
Serviço:
- Evento: Chocolat Amazônia e Flor Pará
- Data: 26 a 29 de setembro
- Horário: Das 19h às 22h no dia 26 (abertura) e das 14h às 22h nos demais dias
- Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Já segue o BT no Bluesky? Clique aqui