Um morador mostra que a chuva fez alagar a rua e o lixo, que estava na frente das residências para ser recolhido pelo novo sistema de limpeza urbana, ficou boiando.
“Olha só a situação, o estado que está. Tá um caos de lixo. A criança caiu ali no lixo”, relata o morador.
RESPOSTAS
Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), disse: “uma equipe será enviada ao locais citados para verificar se os pontos de alagamentos são resultado de obstrução do sistema de microdrenagem. Vale ressaltar que durante chuvas intensas, ocorrerão pontos de alagamentos devido às características geográficas da cidade, apesar dos esforços ininterruptos da Prefeitura para minimizar os impactos. As ações da Prefeitura incluem a limpeza e a dragagem dos 65 canais existentes em Belém, bem como a manutenção diária da rede de microdrenagem”.
LIXO
Com relação ao lixo acumulado e boiando no local, a Sesan disse o seguinte:
“A Ciclus Amazônia, gestora dos resíduos sólidos de Belém, tem um planejamento com frequência e horário de passagem dos caminhões, definidos para toda a cidade, onde existe variação entre alternados e corridos, dependendo do bairro. Pelas condições atuais (quantidade de lixo depositado nas ruas), a normalização do serviço deverá levar um tempo até a sua completa normalização. O plano de coleta ainda poderá sofrer alterações e caso as mesmas ocorram, serão prontamente informadas a população”.
VEJA: