A chuva forte voltou a cair em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o que fez o rio Guaíba subir 14 centímetros em 5 horas, e causar preocupação em autoridades e especialistas. Foram 17, 6 milímetros de chuva que provocaram a elevação da água, conforma divulgou a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Embora essa elevação, o Guaíba permanece abaixo de 4 metros, mas acima da cota de inundação, que é de 3 metros. A régua instalada do cais Mauá, marca o nível do Guaíba, e caiu até 3,82 na noite de quarta-feira, 22, mas voltou a subiu até 3,96 metros entre 1h45 e 4h45 desta quinta.
O MAIOR NÍVEL DO GUAÍBA
O maior nível já registrado do Guaíba foi em 5 de maio, quando chegou a 5,35 metros, superando a cheia histórica de 1941. Na ocasião, o lago estava com 4,76 metros. Com isso, ele transbordou e invadiu bairros da cidade, expulsando moradores de casa. Rodoviária e aeroporto ficaram debaixo d’água.
PREVISÃO DE MAIS CHUVA
De acordo com a Climatempo, a instabilidade climática deve predominar em Porto Alegre e outras regiões do RS até esta sexta-feira, 24. Os motivos são uma frente fria que atua no oceano e uma área de baixa pressão atmosférica que se movimenta sobre o estado em direção ao Litoral.
A tendência é que o tempo firme no sábado, 25. Há previsão de que as temperaturas despenquem, com possibilidade de geada nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha do estado.