As fortes chuvas que atingem o estado do Maranhão têm causado a cheia de rios e riachos, levando 30 cidades a decretarem situação de emergência. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil confirmou a informação nesta quarta-feira, 8.
A cidade de Santa Inês foi a única até agora a decretar estado de calamidade pública. No total, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas em todo o estado.
As coordenadorias municipais da Defesa Civil estão auxiliando as famílias afetadas, prestando assistência imediata. As equipes têm atuado na retirada de pessoas das áreas de risco e na distribuição de refeições, fornecidas pela rede de Restaurantes Populares do Governo do Estado.
A Defesa Civil do Maranhão recomenda que a população mantenha distância segura de trechos afetados pelas chuvas intensas e evite áreas encharcadas, pois há risco de desmoronamentos e deslizamentos.
Em caso de alagamentos, a população deve entrar em contato com as autoridades de defesa, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, pelos telefones 193 e 199, informando as áreas afetadas.
Cidades em situação de emergência:
- Formosa da Serra Negra
- São Roberto
- São João do Sóter
- Tuntum
- Monção
- Pindaré-Mirim
- Conceição do Lago Açu
- Lago da Pedra
- Lagoa Grande do Maranhão
- Carutapera
- Governador Nunes Freire
- Boa Vista do Gurupi
- Trizidela do Vale
- Cantanhede
- Palmeirândia
- Bacabal
- Jenipapo dos Vieiras
- Cachoeira Grande
- Buriticupu
- Arari
- Satubinha
- Anapurus
- Grajaú
- Colinas
- Matões do Norte
- Pedro do Rosário
- Peri Mirim
- Tufilândia
- Barra do Corda
- Barreirinhas