Foram confirmados nesta terça-feira, 28, cinco casos de doença de chagas no município de Monte Alegre, no oeste do Pará.
Foram sete amostras de sangue coletadas de pacientes com os sintomas da doença, destas amostras, cinco foram confirmadas com diagnóstico positivo da doença. A coleta foi feita pela vigilância de saúde de Monte Alegre e enviadas para Belém para análise no Laboratório Central do Estado do Pará.
Os pacientes, todos da mesma família, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi confirmada pela coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Nely Pimentel, no canal Portal Monte Alegre.
Os pacientes com diagnóstico de doença de chagas têm entre 12 e 69 anos de idade e estão sendo tratados em casa. Todos consumiram açaí antes dos primeiros sintomas.
A suspeita é de que os pacientes tenham contraído a doença após ingestão de açaí contaminado por fezes de barbeiro, que é o inseto responsável por transmitir a enfermidade. Um levantamento dos pontos de batedores de açaí já foi iniciado pela equipe de Vigilância Sanitária.
O BT entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Pará, a Sespa, e aguarda retorno sobre os casos diagnosticados.
SINTOMAS:
Segundo a secretaria de saúde, os sintomas se assemelham a uma virose, como Indisposição, pouco apetite e febre alta. A infecção pode ocorrer pela transmissão vetorial, oral e transfusional.
A Doença de Chagas pode levar à morte quando não é tratada. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que menos de 10% das pessoas infectadas são diagnosticadas a tempo e apenas 1% recebe o tratamento adequado.
COMO É TRANSMITIDA A DOENÇA DE CHAGAS?
Pode acontecer com açaí contaminado, mas a contaminação também pode acontecer se houver outros alimentos que tenham presença de fezes do barbeiro ou do inseto.