A Polícia Civil do Pará, deflagrou, nesta quinta-feira, 3, a operação intitulada “Asfilat”, com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e prisão expedidos pela Vara Judicial da Comarca do município de Santa Maria do Pará, contra investigados pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro em Belém, Marituba, Benevides e Santa Maria, na Região Metropolitana de Belém. Cinco pessoas foram presas.
O andamento das investigações mostrou que os crimes ocorreram no ano de 2020, em que os cinco acusados presos hoje teriam sido responsáveis por causar um prejuízo estimado em mais de R$ 809 mil, contra uma empresa produtora de matéria-prima para a produção de asfalto, no município de Erechim, no Rio Grande do Sul.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos da operação, as equipes policiais localizaram cerca de R$ 118 mil, em espécie, além de munições calibre 38.
O GOLPE
Os responsáveis pela empresa vítima do golpe realizaram a venda do material a uma empresa fictícia criada pelos criminosos, que receberam o produto e repassaram a terceiros, sem efetuar qualquer tipo de pagamento pela aquisição do material.
A operação “Asfilat” teve a participação de 28 policiais civis. O nome da operação faz referência à primeira estrada de asfalto construída no mundo, com o objetivo de realizar o transporte de material para construção de pirâmides no antigo Egito.
DESFECHO
Após o cumprimento dos mandados, todo o material apreendido será incluído no inquérito que apura o caso. Os cinco presos foram encaminhados à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e se encontram à disposição da Justiça para as providências de praxe.