Promovido como projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Circuito Jambu Multicultural surgiu em 2020 e é um festival que visa dar oportunidade para alunos da Universidade que sonham em seguir carreira no mundo da música e das artes cênicas. As inscrições para participar vão até dia 23 de outubro, são gratuitas e qualquer aluno da Federal pode se inscrever.
O Circuito é coordenado pela Profa. Dra. Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação, e tem como principal objetivo ampliar a visibilidade do trabalho de artistas culturais da região amazônica, garantindo a permanente presença de produções periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência, entre outros recortes que historicamente não costumavam ser incluídos em circuitos culturais.
A expectativa do projeto é estimular a movimentação na Universidade e incentivar os estudantes a vivenciarem novas experiências culturais, afirma a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Regina Lima. “Queremos estimular a arte na vida dos estudantes da universidade e que eles estejam cada vez mais presentes nas atividades que ocorrem aqui dentro. A universidade é nossa”, acrescenta.
Em 2020, na primeira edição do Circuito, foi criada a categoria “Aposta Jambu”, onde o músico João Paulo Daibes foi selecionado como um dos artistas a subirem no palco do festival, tendo a oportunidade de apresentar suas canções e participar de um festival com outros grandes nomes da música.
Em conversa com João, ele expressou sua gratidão pela participação no evento e comentou um pouco sobre a produção do seu primeiro disco, que já estava em andamento quando apareceu no Aposta Jambu. “Lá no festival fui super bem tratado, as pessoas são sensacionais, a Profa. Regina Lima é superespecial pra mim, e eu pude divulgar o processo de produção do meu disco”, comentou.
Quando questionado sobre os frutos da sua participação, João acrescentou: “Hoje, tem muita gente que vem me procurar, procurar meu disco, por causa do festival. Eu pude ter um bate-papo com o apresentador, que era o Marcos na época, e foi maravilhoso. É um festival que agrega no meu trabalho demais, coloco sempre no meu portfólio que participei.”
Além disso, João Paulo Daibes ainda deu um pequeno spoiler pro BT+: seu álbum será lançado no Circuito Jambu Multicultural de 2022. “Vou lançar meu disco dia 16 de novembro, no Circuito Jambu. Sou a primeira atração do primeiro dia!”, adicionou à conversa.
COMO PARTICIPAR DO FESTIVAL
A seleção dos artistas é exclusivamente para estudantes da UFPA e serão selecionados cinco nomes para serem votados pelo público no Circuito. Para participar da seleção, as pessoas interessadas deverão preencher o formulário online e enviar um vídeo de até 3 minutos apresentando-se e cantando o trecho de alguma música para que a equipe técnica possa avaliar.
O projeto busca realizar uma série de atividades intituladas multiculturais, nas diversas modalidades artísticas e culturais, sempre com foco na produção cultural da Amazônia. Entre suas atividades, está o Festival Jambu Live 2022, que reunirá espetáculos de música e artes cênicas gratuitos numa programação que ocorrerá no Campus Guamá da UFPA, em Belém. A programação completa do Circuito e do Festival você confere nas redes sociais oficiais do projeto.
O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 26 de outubro por meio das redes sociais do Circuito. Já o resultado final será divulgado no dia 1 de novembro, também por meio das redes sociais. O Festival Jambu Live 2022 será realizado no mês de novembro, no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará, em Belém, e também será transmitido online para quem não puder comparecer presencialmente.
SERVIÇO
Aposta Jambu
Inscrições até 23 de outubro
Link para inscrições: https://forms.gle/4GKVCU6T6bDxEtgQ8
Mais informações em @jambulive nas redes sociais.