Equipe do pedetista Ciro Gomes, que concorreu a eleição presidencial no último domingo, 2, e ficou em quarto lugar, está em tratativas com Lula e sua equipe para fechar apoio ao Partido dos Trabalhadores no segundo turno, denominado de ‘apoio programático’.
De acordo com as movimentações e articulações estratégicas, Ciro está em conversa com Lula para que o petista inclua no seu projeto de governo três propostas de do pedetista para o Brasil.
A ideia de Ciro Gomes seria adicionar aos projetos de Lula para o Brasil, proposições dele e do PDT, as quais seriam:
- zerar dívidas do SPC;
- plano de renda mínima de R$ 1.000 para as pessoas mais humildes;
- um projeto de educação em tempo integral para jovens e adolescentes.
Quem também ainda avalia apoio para o segundo turno é o MDB, partido de Simone Tebet, que ficou em terceiro lugar na corrida presidencial. A candidata, no entanto, afirmou que já tem uma decisão tomada e espera somente o pronunciamento oficial do partido.
Soraya Tronicke, do União Brasil, já declarou em entrevista que Lula e Bolsonaro são ‘corruptos e ladrões’, nas palavras dela. Ela ainda não se manifestou a respeito de apoiar um dos dois.
Portanto, muitas conversas e negociações vão acontecer nas próximas três semanas, para que alianças e declarações de apoio sejam anunciadas de forma oficial, tanto a Lula, quanto Jair Bolsonaro. No momento, o que se vê são movimentações e conversas estratégicas em busca de apoio e acertos futuros, em caso de vitória.