A mãe de uma paciente da Unimed Belém enviou ao BT uma denúncia sobre a refeição servida à sua filha, que estava internada em uma das unidades da cooperativa. Ela registrou em vídeo o que seriam larvas e diz que estavam na carne servida à criança, que tem 10 anos.
O caso aconteceu no hospital pediátrico da Unimed Belém, localizado na rua Bernal do Couto, no bairro Umarizal. Segundo a cliente, o jantar servido na noite do dia 7 de setembro veio com a ‘surpresa’ indesejada.
A criança estava internada há 7 dias na unidade de saúde. “Ao fazer a refeição dela da janta, ela na verdade encontrou essa larva na comida dela”, disse a mãe, que informou ao setor de nutrição do hospital o ocorrido. Ela teria sido informada que o inseto estava nos legumes e rebateu. “Me informaram que era dos legumes e eu falei que não, que era da carne, da parte do cozidinho. E mesmo que fosse dos legumes, porque não é lavado, esterelizado?”, questionou.
Revoltada por não ter obtido uma resposta satisfatória, a cliente, que disse pagar mais de R$400 na mensalidade do plano da filha, perguntou à funcionária do setor de nutrição se “ela daria larvas de salada para a filha dela comer”. A denunciante conta que recentemente houve um reajuste de 70 reais na mensalidade. “A gente paga um plano caríssimo, um absurdo, inclusive teve um aumento de 70 reais no plano da minha filha, pra isso”.
Após o ocorrido, a menina se recusou a comer outras refeições do hospital. “Uma criança de 10 anos; ainda bem que ela viu, se comeu outras não sei, mas essa daí pelo menos não comeu”, desabafou a mãe da menina.
A cliente foi informada no hospital que as refeições não são feitas no local e sim terceirizadas.
Em nota, a Unimed Belém disse que trata-se de um caso isolado e que “no serviço de nutrição e dietética é realizado diariamente controle técnico extremamente rigoroso, desde o recebimento dos produtos até sua produção, logística que conta com dedetização e inspeção frequentes dos profissionais manipuladores de alimentos”.
Nota na íntegra
A Unimed Belém esclarece que, após ter sido comunicada sobre um episódio de irregularidade na comida de um paciente acionou sua equipe técnica de nutrição, esta realizou análise do material.
Constatou-se ao longo do processo de análise que, a larva encontrada no alimento foi localizada no interior do produto, na parte interna da peça, o que ratifica a impossibilidade de localização de irregularidade na matéria prima, já que o processo de controle de qualidade do alimento passa por inspeção externa, preparo e cozimento.
Assim, reiteramos que a notificação recebida é um caso isolado, levando em consideração que no serviço de nutrição e dietética é realizado diariamente controle técnico extremamente rigoroso, desde o recebimento dos produtos até sua produção, logística que conta com dedetização e inspeção frequentes dos profissionais manipuladores de alimentos.
Por último, informamos que o fornecedor do produto mencionado já foi notificado pelo setor responsável da Unimed Belém.