//

Clínica é investigada após deixar pacientes cegos em cirurgias de catarata na grande Belém

Imagem: Reprodução/ IStock

Um mutirão de catarata realizado na clínica São Lucas, em Icoaraci, distrito de Belém, acabou resultando na cegueira parcial ou total em 24 pacientes após complicações em cirurgias oftalmológicas, que teriam sido feitas nos dias 12 de junho e 1º de julho deste ano.

Em alguns casos mais críticos, alguns pacientes acabaram precisando amputar um dos olhos por conta de infecções severas após o procedimento cirúrgico. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) afirmou por meio de nota que pacientes serão redirecionados a outras unidades e segue acompanhando o caso junto às autoridades.

clínica
Clínica é investigada após deixar pacientes cegos em cirurgias de catarata na grande Belém. Imagem: Reprodução/Freepik

O local foi autuado por três infrações, são elas: a não notificação dos eventos adversos à Vigilância Sanitária Municipal na época dos ocorridos, nos meses de junho e julho; a ausência de um núcleo de segurança do paciente; e a falta de registros de esterilização dos instrumentais cirúrgicos levados por médicos para a clínica.

Em uma publicação Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-PA), afirmou que o caso segue sendo investigado: “O CRM-PA ressalta que a apuração ainda está em fase inicial e tudo será devidamente apurado.”