Lançado em 1972, o disco Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o melhor álbum brasileiro já lançado. Ao todo, foram 162 especialistas em produção musical, reunindo votantes como Nelson Motta, Mauro Ferreira, Jotabê e outros nomes conhecidos no meio musical passando por uma avaliação entre 500 álbuns para chegar a esse resultado. Com a votação feita em 2021, o resultado final será divulgado na publicação do livro.
Ver esta publicação no Instagram
A curadoria está sendo produzida pelo podcast Discoteca Básica, que iniciou o projeto como uma extensão de seus episódios para as páginas de papel. A iniciativa se encontra em financiamento no projeto Catarse, que até a conclusão desta matéria, já tinha arrecadado R$52.130,00 apoiados por 112 pessoas.
Lançado há exatos 50 anos por Milton Nascimento e Lô Borges, o movimento musical mais importante depois da tropicália, o Clube da Esquina se iniciou 9 anos antes do lançamento do álbum, quando Milton se mudou para Belo Horizonte e conheceu Lô Borges, Wagner Tiso também já era conhecido do cantor, logo depois, se aproximando dos irmãos, Marilton e Márcio Borges.
O grupo, composto por músicos, marcava de se encontrar na esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis (daí o nome Clube da Esquina), essas reuniões também contavam com os músicos Fernando Brant, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Paulo Braga.
Em 1972 nascia o projeto do álbum após Milton Nascimento propor à gravadora EMI-Odeon a produção de um álbum duplo com o intuito de reunir os músicos da vanguarda de Minas Gerais.
Sendo assim, foram convidados Lô Borges e Beto Guedes para participarem do disco. A maioria das músicas foi produzida na praia do Mar Azul após o grupo alugar uma casa em Piratininga, na cidade de Niterói (Cidade do estado do Rio de Janeiro).
Apesar de não ter agradado aos críticos na época, a sonoridade do álbum, marcada pela fusão entre bossa nova, jazz e rock, mudou o cenário fonográfico brasileiro nos anos seguintes.
A lista conta com mais 9 álbuns, confira abaixo:
1- Clube da Esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
2- Acabou Chorare (1972) – Novos Baianos
3- Chega de Saudade (1959) – João Gilberto
4- Secos & Molhados (1973) – Secos & Molhados
5- Construção (1971) – Chico Buarque
6- A Tábua de Esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
7- Tropicália ou Panis et Circencis (1968) – Vários artistas
8- Transa (1972) – Caetano Veloso
9- Sobrevivendo no Inferno (1997) – Racionais MC’s
10- Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim