////

Com mais de 20 crateras, cidade no Maranhão corre risco de desaparecer; entenda

A cidade de Buriticupu, no interior do Maranhão, corre o  o risco de desaparecer por causa de um fenômeno geológico. É isso mesmo. Lá, 26 crateras de medidas gigantescas avançam sobre a cidade e ameaçam a existência da mesma.

Foto: Reprodução.

Algumas das crateras chegam a medir 600 metros de extensão e 70 metros de profundidade. Elas são tão grandes que atingiram o grau de voçoroca, quando fendas desse tipo alcançam o lençol freático.

De origem tupi-guarani, voçoroca significa terra rasgada e é só olhar as fotos de Buriticupu para entender o que isso quer dizer. Na cidade, durante o período chuvoso, que dura entre os meses de janeiro a junho, a enxurrada rasga o solo e abre fendas. Caso o processo erosivo não seja contido, formam-se crateras que avançam rapidamente e atingem dimensões gigantescas.

Foto: Reprodução.

Até o momento, mais de 50 casas já foram engolidas pelas voçorocas em Buriticupu e cerca de 180 famílias correm o risco de perder suas casas. Cinco pessoas morreram. O município decretou situação de calamidade pública e técnicos da Defesa Civil nacional e estadual estiveram no local.

Com informações Jornal Nacional*