//

Comerciários protestam na entrada de Shopping no centro de Belém

Trbalhadores do setor comerciário de Belém realizaram um protesto na entrada de um Shopping na Travessa Padre Eutíquio, no centro de Belém. A reivindicação ocorreu no final da manhã desta quinta-feira, 22, e pedia reajustes de salários, o que não acontece há 15 meses, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Lojista de Belém. Além disso, o ato pediu melhores condições de trabalho e expedientes menos desgastantes neste período de compras de fim de ano.

Protesto reuniu funcionários para pedir melhorias. Imagem: Reprodução.

Segundo o Sintclobe, os trabalhadores estão com expedientes longos nesta semana de compras de Natal e Ano Novo. “A data base da categoria é de 1 de setembro deste ano, e, mesmo assim, cumprindo todos os ritos e enviando as propostas de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, no prazo legal, até hoje não houve avanço nas negociações”, disse José Francisco, presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Pará e do Amapá, em postagem nas rede sociais sobre os pedidos dos comerciários.

Ele promete que as atos continuarão até que os acordos favoráveis à classe sejam assinados. “Se o reajuste não for dado aos comerciários lojistas, seguiremos na frente dos Shoppings”, advertiu.

AS REIVINDICAÇÕES

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Zé Francisco 4040 (@zefrancisco4040)

Segundo a publicação nas redes sociais, o reajuste oferecido pelos patrões não é justo. “Os patrões tiveram a coragem de propor um reajuste de 4,5% e retroagir em conquistas que são sagradas pra gente. Isso é um desrespeito. Nós estamos aqui para mostrar para toda a sociedade que esses trabalhadores comerciários estão sendo explorados em plena época de Natal. Os trabalhadores comerciários lojistas estão numa situação difícil e a culpa é de alguns patrões insensíveis que só visam o lucro”, contou Jesus Santana, presidente do Sintclobe.

O BT entrou em contato com a administração do Shopping, que respondeu em nota que o ato não se trata de uma greve de funcionários e não tem relação com o Shopping Pátio Belém e seus colaboradores.

VEJA VÍDEO:

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

“Segundo nossas apurações, o protesto foi organizado pelo SINTCLOBE – Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Lojista de Belém contra a diretoria do sindicato patronal da categoria. Informamos ainda que, em momento algum, as atividades e atendimentos do Pátio foram interrompidas, assim como nossos clientes e colaboradores não foram impedidos de entrar ou sair do Shopping”.