////

Comunidades de Bagre e Oeiras do Pará recebem cursos de capacitação profissional gratuitos

Ação social do Projeto Arte Fora da Caixa inicia as programações nos municípios de Bagre e Oeiras no dia 28 de junho.

Moradores dos municípios de Bagre e Oeiras do Pará, no arquipélago da Ilha do Marajó, terão a oportunidade de fazer cursos de capacitação de forma gratuita por meio do projeto Arte Fora da Caixa, uma iniciativa que começa as atividades no dia 28 de junho, e segue até 02 de julho em escolas municipais debtro de comunidades. A organização da iniciativa garantiu que em setembro deste ano o trabalho será expandido para atender novas comunidades e oferecer mais cursos. É só chegar.

As ações terão palestras sobre empreendedorismo, higienização, sexualidade e cursos de capacitação de artesanato, hortaliças e panificação. Além disso, a ação também abordaraá economia criativa, cultura, arte e alternativas de geração de renda capacitando capacitação habitantes de comunidades afastadas de municípios da Ilha do Marajó.

O objetivo da programação é atingir principalmente o público feminino, abrindo espaço para minimizar os impactos da desigualdade social e cultural vividos pelas mulheres marajoaras. Na última edição, realizada no ano passado, cinco municípios da região marajoara foram escolhidos para receber as ações: Melgaço, Portel, Bagre, Oeiras e Curralinho.

Segundo Socorro Coutinho, coordenadora do projeto, desde o início dos atendimentos na região, as ações são sempre com cursos profissionalizantes que se enquadrem para a realidade local, reconhecida por meio de pesquisa de campo. “É um processo de etapas. Primeiramente visitamos a região, conversamos com os líderes de cada comunidade e filtramos os cursos que serão mais bem aproveitados. Depois desse primeiro contato, retornamos cerca de uma a duas semanas depois para a execução do projeto com apoio da escola pública ou centro comunitário local”, detalha.

A população do Marajó deve receber ações ainda maiores, adianta a coordenadora. “Algumas dessas comunidades possuem estruturas para receber cursos mais avançados então o intuito para as próximas etapas seria a seleção de uma das comunidades para implantar um laboratório de informática e assim disponibilizar cursos de informática e até mesmo de outros idiomas”, disse animada.

O projeto Arte Fora da Caixa conta com o patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Semear.

SERVIÇO:

Arte Fora da Caixa

OEIRAS DO PARÁ
Dias: 29 e 30/06
Local: Escola Izaura Pantoja.

BAGRE
Dias: 01 e 02/07
Local: Escola Independência.

Cursos: Hortaliça, panificação, estética e beleza, artesanato
Palestra: Empreendedorismo, higienização e sexualidade

Cursos e palestras gratuitos