O Ministério da Gestão do governo federal informou hoje, 23, que o Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado de “Enem dos concursos”, ganhou uma nova data: 18 de agosto. Inicialmente, as provas estavam marcadas para 5 de maio, mas foram adiadas devido à tragédia do Rio Grande do Sul. O certame será aplicado em 228 cidades. Foram mais 2,1 milhão de inscritos.
NOVO CRONOGRAMA DO CONCURSO
Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. Segundo o Ministério da Gestão, um novo cronograma completo será divulgado em breve. Todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos em todo o Brasil e enviados para um local seguro.
Ainda segundo o ministério, os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e foi identificado que não houve qualquer violação. Agora, o órgão vai começar o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos já definidos anteriormente.
Um novo cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado aos candidatos em 7 de agosto, com todas as informações importantes, como local de prova, direito a atendimento especial e proibições.
E O RIO GRANDE DO SUL?
No caso do Rio Grande do Sul, haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado. Agora, os candidatos terão de conferir novamente os cartões de prova, para confirmar se o local de prova foi mantido ou alterado.
AS PROVAS
Matutino (2h30 de prova):
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
- nível médio: provas objetivas (15 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
- nível médio: provas objetivas (45 questões).
As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino. O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Se o candidato sair antes, será eliminado do concurso.
MAIS ETAPAS:
- perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
- procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
- e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos. Dúvidas ou outras informações? Entre em contato com estes canais: [email protected]. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.