Inspirado no concurso “Rainha das rainhas”, do carnaval, no último domingo, dia 19, aconteceu a segunda edição do concurso ‘Rainha das Matas’, em Soure, no Marajó.
Apenas com candidatas LGBTQIA+, o concurso teve como tema a conscientização pelo meio ambiente, e as apresentações eram feitas com “fantasias ecológicas” confeccionadas exclusivamente com materiais extraídos da floresta, como folhas e galhos.
O “Rainha das Matas”, que aconteceu no município de Soure, na Ilha do Marajó, e teve cinco candidatas que concorreram ao título. Entre ao jurados, estava o influenciador Madson Santos, conhecido como “embaixador do Marajó“.
Tudo começou como uma brincadeira entre amigos que virou atração na cidade com um púbico de mais de mil pessoas na primeira edição, número esse que foi ultrapassado em 2023. O evento aconteceu nas matas próximas à comunidade do Pedral às margens do antigo covão, resultante da extração de pedra e areia que acumula água da chuva e, por isso, é apelidado pelos moradores de ‘Piscinão de Ramos’, numa referência à famosa piscina pública carioca.
Os organizadores do evento foram Edenil Gonçalves, conhecido como Ágata Felina, que preside o Movimento LGBTQIA+ de Soure, e também foi o responsável pela primeira edição. Em parceria na organização estava Rafael Craveiro.