Passada as campanhas e votações de primeiro turno, as campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da SIlva (PT), candidatos à presidência da República, já começam a pensar em dias para os debates entre os presidenciáveis no segundo turno.
Ao todo, existem pelo menos cinco interessados em realizar esses debates. A Band, que tradicionalmente realiza o primeiro debate, forma um pool juntamente de UOL, Folha e TV Cultura e tinha o dia nove de outubro como data planejada. Entretanto, as campanhas dos dois candidatos pediu uma nova data que ainda está sob análise.
Além do pool da Band, um pool formado por SBT, CNN Brasil, Estadão e rádio Eldorado, a Rede TV, a Record, e a Rede Globo também querem datas para a realização de debates.
Entretanto, é esperado que apenas dois destes sejam realizados, a serem escolhidos pelos próprios candidatos. Na última quarta-feira, 5, Lula afirmou que só cogita participar de um ou dois debates. “Eu sei que vai ter debate, mas não vou fazer mais debate do que o necessário. Eu posso fazer um ou dois debates mas eu quero ir pra rua conversar com esse povo”, disse o petista.
Enquanto isso, a campanha de Jair Bolsonaro já confirmou a participação do candidato no debate do SBT (e pool) no próximo dia 21 de outubro. A campanha de Lula afirmou ter interesse em participar, mas ainda não bateu o martelo.
Confira as possíveis datas:
- 17 de outubro (segunda-feira) – Rede TV;
- 21 ou 22 de outubro (sábado) – SBT, Estadão, CNN e Rádio Eldorado;
- 23 de outubro (domingo) – Record TV;
- 28 de outubro (sexta-feira) – TV Globo.