A virada de ano é um dos momentos mais esperados pela população ao redor do globo, repleta de resoluções, desejos, promessas e as famosas tradições. Por isso, cada cultura tem particularidades para o momento, seja para trazer sorte, dinheiro ou um amor para o ano que chega. Então a equipe do BT reuniu algumas das tradições mais curiosas e conta agora.
Confira:
PULA PULA
Para atrair a sorte, os dinamarqueses costumam pular de uma cadeira na hora da virada. Na versão BR, a influência de religiões de matriz africana faz as pessoas irem à praia para pular sete ondas, enquanto fazem um pedido a cada onda pulada para a orixá das águas, Iemanjá.
PÉ DA SORTE
Na Escócia e na Grécia, começar o ano com o pé direito é uma tradição antiga e a primeira pessoa que pisar na sua casa poderá trazer sorte ou azar. Amigos e parentes devem entrar primeiro, sempre com o pé direito e nunca de mãos vazias.
UVAS DA SORTE
Essa também é famosa no Brasil: na Espanha e em outros países de língua espanhola, as pessoas passam a virada literalmente de boca cheia. Diz a lenda que quem comer doze uvas à meia-noite terá doze meses repletos de felicidade e prosperidade.
Não basta apenas engolir doze uvas de uma vez, tem que ser junto com as badaladas do sino da igreja, à meia-noite. Ou seja, a cada segundo do relógio, você come uma uva.
DESEJO
Na Rússia, para que os sonhos se concretizem, é preciso seguir esta tradição: faça um pedido, escreva em um papel e depois o queime. Em seguida, coloque as cinzas em uma taça de champanhe e beba.
CORES
Há inúmeras superstições ligadas à cor da roupa na chegada do Ano Novo. Nós brasileiro, por exemplo, costumamos vestir branco por acreditarmos na representação de prosperidade, paz e boas energias para o novo ciclo. Já na China, o vermelho é utilizado para atrair sorte.
Esta crença de cores é ainda maior em relação às peças íntimas.
CÍRCULO DE PROSPERIDADE
Na Itália, o tradicional prato comido à meia-noite, cotechino e lenticchie (chouriço e lentilhas), é indicado para trazer todos os tipos de boa sorte no ano novo, pois, segundo eles, as lentilhas se parecem com dinheiro.
Nas Filipinas, concentrar-se em coisas redondas vai além da mesa – frutas redondas são comidas e exibidas, as pessoas dão umas às outras moedas e vestem roupas com bolinhas.