////

Conheça Ricardo Garcia Cappelli, interventor federal do DF

Após atos terroristas na capital federal ao longo deste domingo, 8, o presidente Lula decretou intervenção federal na área da segurança pública e nomeou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, como interventor.

O cargo dá poderes a Cappelli para se reportar diretamente ao presidente da República, além de requisitar os recursos que julgar necessários para fazer valer a intervenção, sejam financeiros, tecnológicos, estruturais ou humanos.

Carioca de 11 de fevereiro de 1972, Ricardo é jornalista e pós-graduado em Administração Pública. Ele havia sido nomeado para o cargo pelo próprio ministro da Justiça, Flávio Dino, além de ter atuado no Ministério do Esporte, como diretor do Departamento de Esportes Universitários, entre 2003 e 2006. Já em 2008 tornou-se diretor de programas da secretaria-executiva do Ministério do Esporte.

Mais recentemente, ele havia sido Secretário de Comunicação do Maranhão, durante a gestão de Flávio Dino, mas a atuação política teve início ainda nos anos 90, quando foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), após ocupar os cargos de presidente da União Estadual do Estudantes do Rio de Janeiro.