//

Conmebol propõe à CBF mudança em estrelas na camisa da seleção brasileira em homenagem a Pelé

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) prestou uma homenagem a Pelé neste domingo, 11, em Doha, no Catar. A Conmebol sugeriu que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) troque três das cinco estrelas do emblema da seleção brasileira por três corações, em homenagem ao Rei do Futebol.

Camisa da seleção com a sugestão da Conmebol de substituir três das cinco estrelas do emblema da seleção brasileira por três corações

Segundo a Confederação, seria uma maneira de enaltecer a cidade mineira onde Pelé nasceu, Três corações, em Minas Gerais, e uma referência aos três títulos mundiais conquistados pelo ex- jogador.

“É nossa proposta para que Pelé sempre viva na camisa do Brasil: que (a CBF) mude três de suas estrelas por três corações. Para que todos sempre saibam que esses três corações não são apenas para ele (Pelé), mas para relembrar o jogo bonito, não só o talento individual”, disse Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, primeiro a falar no evento.

Conmebol fez homenagem a Pelé no Catar, neste domingo, dia 11, no Catar.

A ideia foi lançada pelo presidente da Confederação durante a inauguração de uma exposição temporária dedicada ao Rei do futebol no país que recebe a Copa do Mundo.

“Pelé foi motivo de inspiração. Com ele, nasceu o número 10. A partir daí veio a ambição de outros jogadores. E as comparações. Mas jogadores como Pelé não são comparáveis”, afirmou Domínguez em discurso. A “Casa Conmebol”, no Catar, tem também um espaço dedicado a Diego Maradona.

Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, em homenagem a Pelé.. Imagem: Martín Fernandez

Fernando Sarney, vice-presidente da CBF presente ao evento, disse que confederação iria “analisar com carinho” a proposta da Conmebol. O estatuto da CBF determina que alterações no escudo dependem de aprovação da diretoria.

Já o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não esteve no evento, pois havia embarcado de Doha para o Brasil após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo.

Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 29 de novembro. Ele está em um quarto e em situação estável, mas seu corpo já não responde mais ao tratamento de quimioterapia para o combate aos tumores presentes em diversos órgãos do corpo. O câncer teve origem no cólon e se espalhou em metástase em intestino, fígado e um dos pulmões do Rei.

Com informações de Globo Esporte