Dia 20 de novembro é celebrado o dia da consciência negra. Questões como racismo, discriminação, igualdade social e de gênero, inclusão social, tanto quanto a inclusão nas universidades e espaços de poder, podem e devem ser debatidas sempre, entretanto, especialmente em datas como essa a discussão é essencial.
Para abordar tais questões, a Câmara Municipal de Belém terá uma sessão especial nesta quinta-feira, 11, as 9 da manhã, com o tema “Vozes Negras Mudam o Mundo”. A sessão terá a presença de organizações, coletivos e ativistas do movimento negro de Belém e de todo o estado do Pará com o intuito de celebrar, mas principalmente de dialogar sobre as necessidades de políticas públicas e igualdade racial.
A vereadora Lívia Duarte (Psol-PA), foi quem propôs a sessão. Lívia afirma que o papel do movimento negro é fundamental na construção de uma sociedade mais equânime.
“O movimento negro surge nesse propósito, pela luta de muitos e muitas
Lívia Duarte – Vereadora
que acreditam na urgência da transformação de uma sociedade que se firmou a
partir de pilares de exclusão e racismo”
A vereadora fará homenagens à personalidades do movimento
negro.
“Em um mês tão simbólico como esse, não podemos deixar de reconhecer e
valorizar as nossas lideranças! Nessa sessão, o poder legislativo de Belém, poderá
homenagear algumas daqueles e daquelas que, na Amazônia, assim como Zumbi
dos Palmares são de grande importância para a luta antirracista e reparação da
memória e dignidade no nosso país”diz Lívia
A sessão será aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo canal do You Tube oficial da câmara dos deputados de Belém.