O Governo do Amapá está atuando na força-tarefa montada pelo Serviço de Buscas e Salvamento da Aeronáutica para localizar o helicóptero que desapareceu na quarta-feira,16, na região do Parque do Tumucumaque com três pessoas a bordo. A aeronave presta serviço para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) no Amapá e Norte do Pará.
A equipe de salvamento da Aeronáutica, iniciou os trabalhos de resgate, para localizar os tripulantes e a aeronave, nesta quinta-feira, 17, encerrando por volta da meia noite, desta sexta-feira,18.
O Grupo Tático Aéreo (GTA), a bordo do avião, está na região realizando voos para o mapeamento da área onde a aeronave deixou de fazer contato. As primeiras informações da equipe no ar, repassadas ao coordenador do GTA, tenente-coronel Eder Prado, é que no momento que o helicóptero sobrevoava a região do desaparecimento estava chovendo muito.
“A equipe de salvamento da Aeronáutica encontrou alguns pontos quentes, que podem ser fogueiras tanto dos tripulantes quanto de indígenas da região. Hoje a operação foca nessas áreas com a estratégia de fazer o caminho inverso que teria sido realizado pelo piloto do helicóptero desaparecido”, explicou o coordenador do grupamento, tenente-coronel Eder Pardo.
Ainda de acordo com o coordenador, o GTA está monitorando a região das aldeias Mucuru, Muruaru e Aramirã.
Desaparecimento
De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, a equipe fazia inspeção de pistas de pouso na região do Parque do Tumucumaque e áreas indígenas, e decolou do polo base Bona, na aldeia Maritepu, às 12h e deveria ter chegado em Macapá às 14h da última quarta-feira.
*Com informações de Governo do Amapá