//

Macron em Belém: parceria para COP30 é um dos motivos para visita de presidente francês; entenda

Na tarde desta terça-feira, 26, o presidente da França, Emmanuel Macron, estará na capital paraense para uma viagem de três dias no Brasil. O presidente Lula, que também chegará nesta terça, irá recebê-lo.

Esta será a primeira visita de Macron à América Latina, iniciando pela cidade de Belém, que será a sede da 30ª Conferência das Nações Unidades sobre Mudanças Climáticas, prevista para novembro de 2025. O Governo Francês busca ser ‘parceiro de referência’ na preparação do Brasil para o evento. 

Motivo da visita Segundo a embaixada da França no Brasil, a visita proporcionará aos dois líderes, a oportunidade de apresentar pontos de vistas distintos sobre alguns desafios globais, como questões de proteção da biodiversidade, descarbonização das economias e transição ecológica.

Ademais, fomentar debates fechados com chefes de Estado sobre a relação entre os países, acordos comerciais entre o Mercosul e a União Europeia (UE), guerra entre Rússia e Ucrânia, defesa da democracia, estratégias de combate a desinformação e a responsabilização das plataformas digitais. Portanto, a visita objetiva também o fortalecimento de laços entre os dois países, visando melhorias para alcançar um futuro mais sustentável.

Chegada do presidente – Macron será recebido pelo presidente Lula e pelo governador do Estado, Helder Barbalho, por volta das 16h15. Em sequência, uma reunião bilateral será realizada com os dois presidentes a bordo do barco, no qual estará a caminho da fábrica de chocolate, às 17h. 

A casa de chocolate “Filha do Combu”, é uma precursora da bioeconomia, produção de cacau e chocolate na região Amazônica. O espaço foi fundado por Izete dos Santos Cosa, popularmente conhecida como Dona Nena. A programação do local conta com um passeio turístico, no qual são mostrados a plantação e extração do cacau, bem como, a sua produção para chegar no produto final, o chocolate.

A programação ainda segue na Ilha do Combu onde, às 18h15, o presidente da França irá condecorar o cacique Raoni Metuktire com a Legião de Honra. O líder indígena brasileiro da etnia caiapó é reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação dos povos indígenas e da Amazônia.

A “Legião de Honra” ou Ordem Nacional da Legião de Honra (Ordre National de la Légion d’Honneur, em francês), é a honraria mais alta da França, instituída em 20 de maio de 1802 pelo imperador Napoleão Bonaparte, visando recompensar os méritos eminentes civis ou militares da nação.

Para finalizar a programação na capital paraense, haverá um encontro com líderes e representantes dos povos indígenas com o presidente da França para às 19h, na Ilha do Combu. Após a visita em Belém (PA), Macron deve visitar outras quatro cidades além de Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF). O presidente Lula deverá acompanhar o presidente francês em agendas, além das reuniões bilaterais.

*Matéria realizada com informações do Portal g1.