O Governo Federal, via Ministério das Cidades, liberou R$ 368,7 milhões para a compra de 265 novos ônibus para o transporte público em Belém. A renovação da frota faz parte do projeto para apresentar Belém como uma cidade mais sustentável para a COP-30.
Dos 265 novos ônibus da capital paraense, 40 serão elétricos e 50 movidos a gás natural. Os veículos serão usados no BRT Metropolitano.
A linha de crédito é disponibilizada pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, no âmbito do Novo PAC, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A abertura da licitação, na modalidade concorrência, na forma eletrônica, para aquisição destes 265 ônibus, está prevista para ocorrer no dia 7 de novembro.
O Governo do Pará ficou responsável por dar uma contrapartida de R$ 19,4 milhões para a renovação da frota de ônibus em Belém.
No início de outubro, o governo do Pará anunciou a renovação da frota do transporte público da região metropolitana de Belém, com 300 novos ônibus com ar condicionado e rede wi-fi. Estes ônibus são para circular pelos bairros e não fazem parte do BRT Metropolitano.
O anúncio ocorreu mediante à parceria entre o governo do Pará, prefeitura de Belém e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém.
O acordo ainda deve garantir isenção tributária às empresas que executarem o serviço, condicionadas a metas de melhorias.