Na última quinta-feira, 3 o bairro do Jurunas ganhou uma nova iniciativa de arte urbana ao ar livre. O projeto Cores do Pará, patrocinado pela Equatorial Pará, entregou um mural com 540 m², localizado na Rua dos Mundurucus. A obra, intitulada “Ressignificar para Preservar: um novo olhar sobre o meio ambiente urbano”, carrega uma forte mensagem de conscientização sobre a preservação ambiental.
Obra celebra sustentabilidade e cultura amazônica
Pintado com técnicas de grafite e muralismo, o painel tem como objetivo educar e sensibilizar a população para temas ambientais, como a preservação da Amazônia, a biodiversidade, o clima e a importância de um descarte consciente de resíduos. Os responsáveis pela obra são os artistas Danoelly Cardoso, ex-aluna das oficinas do próprio projeto Cores do Pará, e o arte-educador Waldir Lisboa.
Segundo Danoelly Cardoso, o mural serve como uma ferramenta para promover a educação ambiental através da arte. “Por meio desta intervenção urbana, discutimos temas cruciais para a Amazônia e o Brasil, como preservação, clima e comunidades tradicionais. A arte urbana se transforma em um canal de diálogo com a sociedade”, explica a artista.
Revitalização do espaço cultural
Além de trazer uma mensagem importante, o mural também faz parte de um esforço de revitalização do espaço público. De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a área onde a obra foi instalada será um ponto de encontro para a cultura e a arte em Belém.
“Essa intervenção não só enriquece visualmente a região, mas também impacta o cotidiano urbano, promovendo a preservação ambiental através da cultura. A Equatorial Pará apoia iniciativas que valorizam os artistas da Amazônia e suas mensagens de sustentabilidade”, destacou Michelle.
O impacto do projeto Cores do Pará
Para André Monteiro, produtor cultural responsável pela coordenação do Cores do Pará, o projeto contribui diretamente para transformar a cidade. “As intervenções que realizamos despertam nas pessoas a ideia de que é possível ter uma cidade mais limpa, digna e cheia de cor. A obra no Jurunas se consolida como uma tecnologia social que promove o meio ambiente e embeleza o espaço urbano”, afirma André.
O BT esteve no local e conversou com os moradores do bairro sobre o impacto do projeto na redondeza: “Antes esta era uma área completamente abandonada com despejo de lixo. Pessoas vinham de longe jogar lixo aqui”, afirmou Rosângela Correia, moradora do bairro.
“Queria agradecer a Equatorial por esse projeto maravilhoso que veio resgatar a dignidade dos moradores daqui. Isso era um lixão, a céu aberto, não tinha cuidado de ninguém do poder público e agora ta ótimo esse lazer aqui para as pessoas”, afirmou Jorgenor Santos que também é morador da área.
Veja como está o local.
Serviço
- Endereço do mural: Rua dos Mundurucus, esquina com a Travessa Honório José dos Santos, Belém
Já segue o BT no Instagram? Clique aqui