A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que a partir desta segunda-feira, 9, até a próxima sexta-feira, 13, irá ampliar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para novos grupos.
Agora, trabalhadores da educação do ensino básico e superior e integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, com 18 anos ou mais, poderão tomar o reforço, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Os pontos de vacinação nas faculdades e shoppings centers, que já estavam recebendo grupos anteriores, continuam com salas de imunização. Anteriormente, o órgão já havia liberado a quarta dose para alguns grupos prioritários.
A Sesma informou, ainda, que nesta segunda a vacina pediátrica da Pfizer voltará a estar disponível nos postos de vacinação da rede municipal.
QUEM PODE VACINAR
Além dos grupos já citados, estão aptos para tomar a quarta dose:
- Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais;
- Pessoas com idade a partir de 60 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente);
- Imunocomprometidos com 12 anos ou mais.
É importante lembrar, ainda, que a quarta dose – ou segundo reforço – deve ser administrada quatro meses após a aplicação da terceira dose.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para se vacinar, basta apresentar RG, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência de Belém e documento comprobatório da profissão que exerce.
POSTOS DE VACINAÇÃO
- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
- Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama), das 9h às 17h;
- Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e IT Center), das 10h às 17h.