Nesta segunda-feira, 29, a 4° dose da vacina contra a covid-19, estará disponível para jovens com 18 anos ou mais em Belém.
A dose é destinada para aqueles que tomaram a terceira há, pelo menos, quatro meses.
A imunização contra a covid-19 e as vacinas de gripe e sarampo, que estavam suspendidas no final de semana, voltam a seguir o calendário normalmente do dia 28 agosto a 2 de setembro, próxima sexta-feira.
A vacinação estará disponível das Unidades Básicas de Saúde, as UBS, nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e nas universidades Unama, Fibra e Unifamaz, em horários diferenciados e de acordo com os públicos alvos de cada vacina.
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), disponibiliza as vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer adulto e pediátrica e Astrazeneca.
QUEM PODE SE VACINAR?
A vacina da covid-19 é destinada para crianças a partir dos três anos de idade, jovens, adultos e idosos. As doses de reforço, que são a terceira e quarta, devem ser aplicadas em um intervalo de quatro meses da dose anterior e estão disponíveis para todas as pessoas a partir dos 18 anos de idade.
Imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, devem apresentar uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.
Profissionais de saúde, gestantes, puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior, como professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino, também podem receber a dose de reforço.
Quarta dose: trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais) com 18 anos ou mais. Assim como os outros grupos, este deve respeitar o intervalo de quatro meses ou mais para receber a próxima dose da vacinação.
O QUE EU TENHO QUE LEVAR?
Você tem que apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas, precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.
Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a se vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.
PONTOS DE VACINAÇÃO:
Unidades Básicas de Saúde (UBS): atendimento é das 8h às 17h;
Hospital do Exército: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h;
Hospital de Aeronáutica: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h;
Hospital Naval: terça e quinta, das 8h às 12h;
Nas Universidades: Unama, Fibra e Unifamaz, de segunda a sexta, das 9h às 17h.