///

Covid-19: Butantan detecta pela primeira vez nova variante derivada da Ômicron no Brasil

O Instituto Butantan identificou no Estado de São Paulo uma nova sublinhagem da variante Ômicron do coronavírus, nomeada de BN.1 Esta é a primeira vez um caso é detectado Brasil.

Esta é uma variante derivada da BA.2.75 e foi detectada a partir de uma amostra coletada no último dia 27 de outubro em uma mulher de 38 anos. A paciente é moradora da cidade de São Paulo.

Segundo o instituto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera a BN.1 uma variante de grande preocupação, ou seja, mais transmissível, e, por isso, não deve provocar impacto significativo no número de casos no estado de São Paulo. 

O Butantan afirma que a detecção desta sublinhagem é um indicativo de que ela está sim em circulação em São Paulo, porém que não deve causar grande impacto. “Por não ser um exemplo de variante de preocupação – mais transmissível, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma a nota.

A subvariante foi descrita primeira vez no sistema Pango de linhagens do Sars-CoV-2, na Índia, no fim do mês de julho deste ano. Atualmente, é encontrada principalmente nos Estados Unidos, que registrou 16% de todas as amostras de BN.1 encontradas em todo o mundo. No Reino Unido foram detectados 15% dos casos de covid-19 causados pela variante, na Áustria, 14%, na Austrália, 14%, e na Índia 11%.

Com informações de Agência Brasil