///

Covid-19: Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças a partir de 6 meses

O Ministério da Saúde divulgou a decisão de ampliar a vacinação contra a Covid-19 para todos os bebês e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses de idade. O imunizando definido é o da Pfizer. Esta recomendação foi divulgada em nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), assinada no último dia 23 de dezembro. Na nota técnica, a coordenação-geral do programa destacou os riscos da doença para a faixa etária, bem como a segurança e a eficácia comprovadas cientificamente do imunizante.

Segundo nota divulgada nesta terça-feira, 27, o ministério informou que a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) deve entrar em vigor nos próximos dias.

O imunizante foi aprovado pela Anvisa ainda em setembro deste ano para todas as crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, sem nenhuma restrição de aplicação.

COMO VAI FUNCIONAR A VACINAÇÃO?

Segundo a nova recomendação da pasta, a ampliação da vacina “Pfizer Baby” deve ser feita de forma gradual e vai priorizar crianças com comorbidades.

Para crianças sem comorbidades, o imunizante deve ser aplicado de acordo com a faixa etária, começando com crianças de 6 meses a menores de 1 ano, depois com crianças de 1 a 2 anos, crianças com 3 anos e por último para crianças com 4 anos de idade.

O esquema de vacinação é uma série primária de três doses de 0,2 ml. As primeiras vacinas são administradas com três semanas de intervalo entre as doses e ainda acontece uma terceira pelo menos oito semanas depois.