O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na manhã desta terça-feira, 15, que o Brasil já tem dois casos confirmados de pessoas infectadas com a variante Deltacron, da Covid-19. Segundo o ministro, os casos foram identificados nos estados do Pará e do Amapá.
A nova cepa, é uma combinação de características genéticas das variantes Delta e Ômicron. Os primeiros casos foram identificados na França, no inicio no mês, e desde então passou a a ser monitorado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.
Em entrevista, no Ministério da Saúde na manhã de hoje, Queiroga afirmou: “Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará”
Segundo o ministro, as probabilidades de mutações sempre aumentam em um cenário pandêmico. Logo a importância da vacinação da população.
“Tudo que acontece nos outros países, nós observamos.” afirmou o ministro na entrevista.
Algumas cidade como São Paulo, Brasília e alguns municípios do estado do Paraná abriram mão da obrigatoriedade do uso de máscaras. Em Belém, não há previsão para a desobrigação do uso de máscaras em locais públicos abertos ou fechados.
COMO ESTÁ A PANDEMIA NO BRASIL?
Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 13 e 14 de abril, domingo e segunda-feira, foram confirmados 11.287 novos casos de covid-19 no Brasil. Foram 171 mortes pelo vírus nessas datas.
EM BELÉM, COMO ESTÃO OS CASOS DE COVID?
A Secretaria Minicipal de Saúde – Sesma, divulgou o último boletim epidemiológico na noite desta segunda, 14, com sete casos de Covid, nos últimos sete dias e dois óbitos pelo vírus no mesmo período.