A partir do próximo sábado, 26, o estado de São Paulo voltará a exigir o uso de máscaras em transportes públicos. O governo e a prefeitura decidiram por seguir a orientação do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra a covid-19 e devem formalizar a medida em decreto que será publicado na sexta-feira (25).
Entretanto, mesmo com o decreto sendo estadual, cada município poderá definir individualmente. Em nota, o governo reforçou a importância de atender à decisão neste momento e afirmou que “é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar mais proteção contra o coronavírus”.
A justificativa do Conselho para o retorno da obrigatoriedade das máscaras é a alta taxa de transmissão no estado atualmente. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) também vem apresentando alta constante e, segundo o conselho, começa a pressionar os sistemas de saúde público e privado.