///

CRF-PA exonera marido de diretora que renunciou; Conselho Federal mantém Patrick Cruz na presidência

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA) Patrick Cruz exonerou nesta quinta-feira, 2, o marido de uma das profissionais que renunciou à função de diretora do órgão. Segundo denúncias encaminhadas ao BT, a decisão seria uma forma de retaliação pelo afastamento da farmacêutica.

A Portaria de Exoneração foi publicada nesta quinta no portal do Conselho. 

No dia 18 de janeiro deste ano, a vice-presidente do CRF-PA, Dra. Carolina Heitmann, e a Dra. Jorgete Carneiro, Secretária-Geral da Diretoria, apresentaram uma carta de renúncia durante a primeira plenária de 2023.

Alguns dos motivos apresentados pelas diretoras foram “falta de respeito”, “falta de empatia e de gentileza”, “falas exacerbadas”, “medo” e “coação” demonstram tal fato.

Restando apenas dois dos membros eleitos na chapa diretora, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) seria o órgão apto a intervir. Mesmo após o surgimento de denúncias de assédio moral e comportamentos agressivos do presidente Patrick Cruz contra profissionais, principalmente mulheres, o CFF decidiu mantê-lo na liderança do Conselho. 

Para recompor a diretoria, foram nomeados, até o final de 2023, o Dr. Gerson Antônio Pianetti, conselheiro federal pelo estado de Minas Gerais na vice-presidência, e o Dr. Erlandson Uchôa Lacerda, conselheiro federal suplente de Roraima, ocupará o cargo de secretário-geral.

HISTÓRICO DE ABUSO CONTRA MULHERES

Patrick Cruz tem processo na justiça por violência doméstica, e cumpre medida protetiva por perseguição e ameaças a uma ex-companheira. Na redes sociais, a própria filha de Patrick se manifestou sobre as agressões cometidas por ele.

Profissionais farmacêuticos enviaram denúncias ao BT de forma anônima, por medo de represálias, que reforçam o que disseram as ex-diretoras na assembleia do CRF-PA sobre os abusos de Patrick com mulheres.

Novas eleições pra a diretoria do CRF-PA deverão ocorrer no final de 2023.