Após sofrer racismo dentro da sala de aula em uma escola pública de Campo Grande (MT), um rapaz gravou um vídeo para as redes sociais pedindo para que pais ensinem aos filhos a respeitarem e não discriminarem o próximo. O caso aconteceu no dia 1º de março, e o vídeo viralizou nesta terça-feira, 21, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
Guilherme de Souza Mateus, de 12 anos, relatou no vídeo que um colega o chamou de macaco e o perguntou se queria uma banana. A diretora entrava na sala no momento e repudiou o ato, colocando o rapaz que proferiu injúria racial sob advertência.
“Na escola que eu estudo aconteceu uma coisa bem chata, um colega me ofendeu dizendo que eu era macaco e se não queria uma banana — Queria pedir para ensinarem os filhos de vocês a não fazerem isso, ter mais respeito no mundo, respeitarem uns aos outros”, conta.
Guilherme recebeu apoio familiar e disse não guardar mágoas do colega, que saiu da escola.
“Meus pais me acolheram bem e não me deixaram baixar a cabeça. Eu realmente não esperava isso de um amigo, mas não guardo mágoas dele, acredito que se ele não tinha noção da gravidade, hoje ele sabe”, disse o menino.