Cenas que parecem brincadeira, mas crianças dirigindo tem virado uma rotina que precisamos apurar frequentemente aqui no BT. Neste fim de semana, recebemos duas denúncias de crianças envolvendo direção e veículos.
O primeiro caso aconteceu no sábado pela manhã na Travessa Três de Maio, no Bairro da Cremação e foi compartilhado pelos próprios pais nas redes sociais. Uma criança, muito pequena, aparece na condução de um veículo branco. A criança ainda olha para o lado e joga um beijo, pro carro onde estaria a mãe filmando
Não se sabe se a menina está no colo de alguém, ou se há um adulto no carro com ela, mas nas imagens, vemos somente a criança e ainda com uma larga distância do encosto do banco do motorista. O vídeo foi postado pelo pai, primo do Deputado Estadual Gustavo Sefer, Tiago Sefer, no instagram.
Na legenda o próprio pai assume a irresponsabilidade, mas diz estar realizando o sonho da filha. “Papai meio irresponsável… porém realizando os sonhos da Lulu…”, disse. A mãe repostou o vídeo usando como trilha uma música de Roberto Carlos “O Calhambeque”.
O outro registro enviado ao BT aconteceu na Feira de Águas Lindas, em Ananindeua. Dessa vez um menino passa dirigindo um carro vermelho e parece estar acompanhado de um adulto no veículo. O carro passa lentamente e o menino quase desaparece no volante do automóvel.
Segundo a legislação do país, entregar a direção de um veículo a pessoa não habilitada é crime de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e pode levar à prisão de seis meses a um ano ou multa, além de 18 pontos na carteira.