O advogado Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta,3 em Brasília. Ele vai ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou. Zanin foi indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi o advogado de defesa de Lula em processos da operação Lava Jato. A cerimônia começa às 16h. Zanin pode ficar no cargo até 2050.
O presidente Lula deve comparecer à cerimônia de posse, que terá cerca de 350 convidados. O novo membro da corte deve assumir gabinete com mais de 500 processos para analisar dar prosseguimento. O evento de posse deve durar menos de 30 minutos. Após a posse, o ministro Zanin vai receber os convidados para os tradicionais cumprimentos no Salão Branco do Supremo, onde a entrada custa cerca de R$ 500, por convite.
Na lista de convidados figuram, além dos ministros da Corte em exercício e aposentados, autoridades como presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores. Uma das ausências já confirmadas será a do ministro aposentado Celso de Mello. Além de Lula, estão confirmadas as presenças de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco, do Senado.
A sessão solene acontece, como é praxe, sem discursos. O ritual será iniciado pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, que abre a solenidade. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. Aos 47 anos, Zanin teve o seu nome aprovado pelo Senado em junho por 58 votos a 18.
*Com informações de O Globo.