//////

Cultura de paz, acolhimento e programação especial são estratégias adotadas por escolas particulares em Belém e Ananindeua

O BT+ conversou com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe) de Belém e Ananindeua, que informou que uma programação especial está sendo realizada nas escolas associadas em Belém e Ananindeua nesta quinta-feira, 20, com programações especiais focadas no trabalho de cultura de paz, acolhimento de alunos e pais e estratégias humanizadas de atendimento e atenção com os estudantes na sala de aula.

“Desde a semana passada nós (o sindicato) já estamos trabalhando a cultura de paz nas escolas de Belém e Ananindeua com nossas 83 instituições associadas, onde atendemos 150 mil alunos. Por conta da data relacionada a Columbine (atentado ocorrido nos EUA), toda a comunidade escolar está com uma atuação mais atenta a qualquer comportamento estranho hoje. Há o foco especial no acolhimento desses alunos, com balões escrito paz, palestras, rodas de conversa, gincanas. Algumas escolas optaram por reforçar a segurança, outras preferiram reforçar a questão de psicólogos. O sindicato conversou com as escolas e cada uma ficou livre para adotar o que achou necessário”, explicou.

De acordo com o sindicato, nesta quinta-feira, nenhum incidente foi registrado, assim como nenhum tipo de ameaça ou anormalidade no ambiente escolar.

“Nada foi registrado, o movimento nas escolas está tranquilo, tudo correndo bem. Fizemos (o sindicato) ciclos de palestras com agentes de segurança no ambiente escolar. A gente vem convocando os pais também para esse diálogo com coordenação e professores porque não é uma responsabilidade somente da escola. Alguns pais aceitam e comparecem, outros não vão, mas a gente aciona o alerta e vem tomando as precauções devidas”, afirma.

Confira a nota do SINEPE na íntegra:

“O Sinepe esclarece que as escolas da rede privada estão tomando todas as providências que garantam a segurança de seus alunos e de seu quadro funcional, inclusive com equipes preparadas para identificar e prevenir qualquer mudança de comportamento que necessite de ajuda. O Sinepe atende cerca de 150 mil alunos, da educação infantil ao ensino superior e tem 83 escolas associadas em todo o Estado. Em Belém são 61 e em Ananindeua 11 estabelecimentos de ensino. Os estabelecimentos de ensino podem definir que tipo de estratégias de segurança cada um vai utilizar, mas, acima de tudo trabalhando em conjunto com as famílias e o poder público para garantir uma cultura de paz e tranquilidade. O Sinepe disponibilizou, ainda, para diretores, coordenadores e professores da rede privada, palestras com agentes de segurança que abordaram a segurança no ambiente escolar para que as orientações possam ser, também, utilizadas com pais e responsáveis pela observação de seus filhos no ambiente fora escola”.