A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou edital para um concurso público com 60 vagas de nível superior. São 20 vagas para o cargo de inspetor e 40 para analista, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A remuneração inicial será de R$ 20.924,80.
A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda. Ela foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.
INSCRIÇÕES
As inscrições começam no dia 30 deste mês e vão até o dia 6 de março, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa será de R$ 145. Cadastrados, os candidatos deverão fazer prova no dia 26 de maio.
ISENÇÃO DE TAXA
Os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único e doadores de medula óssea podem solicitar a isenção no período entre 16h do dia 30 de janeiro de 2024 e 16h do dia 02 de fevereiro de 2024, no momento da inscrição.
Para comprovar a condição de hipossuficiência econômica, o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único para Programas do Governo Federal, e fazer o upload (imagem do original) dos documentos comprobatórios de sua condição de hipossuficiência econômica:
- Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e
- Declaração de ser membro de família cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo, nos termos da regulamentação do Governo Federal para o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Anexo IV), legível e assinada.
Já para comprovar a condição de doador de medula óssea, o candidato deverá encaminhar os seguintes documentos:
- Cédula de Identidade; e
- Carteirinha ou documento de doador emitida pelo órgão oficial, ou a entidade credenciada pela União, pelo Estado ou pelo Município.
PROVA
A prova será dividida em duas etapas: a primeira é a avaliação objetiva de Conhecimentos Básicos, no turno da manhã, que terá questões de Língua Portuguesa (10), Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários (10), Fundamentos de Direito (10), Fluência em Dados(5), Raciocínio-Lógico (5). Os candidatos farão ainda prova discursiva no mesmo turno
Já no turno da tarde, nova prova objetiva, mas agora de Conhecimentos Específicos.
Para os cargos de inspetor – Contabilidade e Auditoria e analista – Contabilidade Pública, será exigido curso superior concluído em Contabilidade. Nos demais postos, será aceito diploma de nível superior em qualquer área de formação.
De acordo com o edital disponibilizado pela fundação, das vagas ofertadas e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência e 20% serão reservadas aos que concorrerem a cotas para negros. Veja a íntegra do edital.