O coração de Dom Pedro I (primeiro Imperador do Brasil) chegou ao Brasil, nesta segunda-feira (22), para as comemorações dos 200 anos da Independência. Coração ficará exposto a partir de terça-feira (23). O Itamaraty justificou a vinda do órgão ao país: ‘Como se Dom Pedro estivesse entre nós’.
O órgão veio de Portugal transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB), na cabine de passageiros, acompanhado por três autoridades portuguesas e um representante do governo brasileiro. A Polícia Federal (PF) vai monitorar a segurança durante toda a permanência do órgão no país, além das Forças Armadas.
O Itamaraty afirmou que “O coração será recebido no Brasil como chefe de Estado, e será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil”.
O Ministério das Relações Exteriores não informou quanto custou a operação para trazer o coração de Dom Pedro I para o Brasil. No dia 8 de setembro, o coração retorna a Portugal.