//

Danilo Lima | Instituto aponta as 5 mulheres mais admiradas do Brasil. Na minha coluna, opino quais as do Pará

Concordam? De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest e informações divulgadas na coluna de Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo, a atriz Fernanda Montenegro foi eleita a mulher mais admirada do Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo a atriz é escolhida como a primeira opção dos entrevistados. De acordo com a pesquisa realizada entre os dias 18 e 27 de fevereiro deste ano, ouvindo 1.115 pessoas de todo o País, na sequência temos: a cantora Anitta; a atriz Taís Araújo; a apresentadora Ana Maria Braga; seguida da ex-presidente Dilma Rousseff.

Bem, aqui na coluna eu apresento a vocês, na minha opinião, quais seriam as cinco mulheres mais admiradas do nosso estado:

Dona Onete:

Lonete da Silveira Gama, conhecida pelo nome artístico de Dona Onete, é uma cantora, compositora e poetisa brasileira. Nascida no interior do estado do Pará, morou em Belém, onde passou sua infância, e depois em Igarapé-Miri. Professora de História e Estudos Paraenses.

Elcione Barbalho:

Elcione Therezinha Zahluth Barbalho, é pedagoga e política paraense. Filiada ao Movimento Democrático Brasileiro, é deputada federal pelo Pará por diversos mandatos.

Leona Vingativa:

É uma militante ambientalista, cantora, influenciadora digital e youtuber brasileira, conhecida por seus vídeos de humor na internet, especialmente no YouTube e instagram.

Zélia Amador de Deus:

Artista, militante do movimento negro e professora universitária, Zélia é graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Ciências Sociais pela UFPA.

Ana Júlia Carepa:

Arquiteta, bancária e política brasileira, retornou recentemente ao Partido dos Trabalhadores. Foi vereadora e vice-prefeita de Belém, deputada federal e senadora pelo Pará, e a primeira governadora do Pará.

E na lista de vocês, quais seriam as mulheres mais admiradas do Pará?